domingo, 19 de dezembro de 2010

A esquizofrenia e a maconha

Eu acho engraçado como a mídia educa o povo, a maioria da população brasileira acha que maconha só se fuma e ponto final.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1510303-5603,00-USO+PROLONGADO+DE+MACONHA+PODE+DOBRAR+RISCO+DE+PSICOSE+DIZ+ESTUDO.html

Na verdade, não a maconha, mas sim quem a FUMA! E muito! Lembrando que ela não serve só pra isso!

"Jovens que fumam cannabis ou maconha por seis anos têm o dobro da probabilidade de sofrer episódios psicóticos, alucinações ou delírios do que pessoas que nunca usaram a droga, informaram cientistas nesta segunda-feira (1º)."

E o que não é citado:

"Na população geral, o risco de um indivíduo adoecer de uma esquizofrenia durante a vida é de 1%."

Fonte: http://www.neurociencias.org.br/pt/564/esquizofrenia/

Ou seja, se você for um fumante assíduo durante 6 anos, a chance dobra de 1% para 2%.

Não estou desmerecendo o poder maléfico do uso prolongado da maconha, mas eu acho que há de se preocupar com outras coisas...

"Os resultados mostraram que o aumento de risco de desenvolver o alcoolismo era quase 50% maior nos jovens que se iniciavam no álcool antes dos 18 anos de idade."

Fonte: http://www.portalser.com.br/portalser/publier4.0/texto.asp?id=583

Na boa, alguém espera fazer 18 anos para beber?

Também encontrei isso, sobre fumantes passivos:


"1 - Em adultos não-fumantes:
• Maior risco de doença por causa do tabagismo, proporcionalmente ao tempo de exposição à fumaça;

• Um risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração do que os não-fumantes que não se expõem.
"

E o mais bizarro:

"3 - Em bebês:
• Um risco 5 vezes maior de morrerem subitamente sem uma causa aparente (Síndrome da Morte Súbita Infantil);
• Maior risco de doenças pulmonares até 1 ano de idade, proporcionalmente ao número de fumantes em casa."

Fonte: http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=passivo&link=tabagismo.htm

"Não é possível precisar que quantidade de álcool causará cirrose em determinada pessoa, entretanto, doses acima de 20g de álcool por dia, o equivalente a duas latas de cerveja ou duas taças de vinho, ou duas doses de destilado, são suficientes para, em certos homens, causar doença. Em mulheres, a metade desta dose, ou seja, 10 gramas de álcool por dia, já pode provocar cirrose. "


Só grafei o "duas latas de cerveja" porque achei interessante essa quantidade tão "pequena" pode causar tanto estrago. Geralmente os estudos que relacionam o uso da cannabis a doenças, as quantidades são astronômicas:

"In the study, researchers used high-resolution magnetic resonance imaging to compare the brain structure of 15 men who smoked more than five joints of marijuana daily for more than 10 years with images from 16 men who did not smoke pot."

"No estudo, pesquisadores usaram máquinas de ressonância magnética com alta resolução para comparar a estrutura cerebral de 15 homens que fumaram MAIS QUE 5 CIGARROS DE MACONHA DIARIAMENTE POR MAIS DE 10 ANOS com imagens de 16 homens que nunca fumaram maconha."

Fonte: http://www.webmd.com/brain/news/20080602/marijuana-use-may-shrink-the-brain

Falando em pequenas quantidades, encontrei esse estudo:

Moderate Alcohol Consumption Linked To Brain Shrinkage - Uso moderado do álcool ligado ao encolhimento do cérebro.

"A study by researchers at the Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health and other institutions found a link between low to moderate alcohol consumption and a decrease in the brain size of middle-aged adults. Brain atrophy is associated with impaired cognition and motor functions. The researchers also found that low or moderate consumption did not reduce the risk of stroke, which contradicts the findings of some previous studies."

Um estudo feito por pesquisadores da Johns Hopkings Bloomberg School of Public Health e outras instituições encontraram uma ligação entre o consumo moderado de álcool e uma diminuição no tamanho do cérebro de adultos de meia-idade. Atrofia cerebral está associada as funções motoras e a danificação da cognição. Os pesquisadores também descobriram que esse consumo também não diminui a chance de enfarto, que contradiz as descobertas de estudos precedentes.

Fonte: http://www.sciencedaily.com/releases/2003/12/031205052952.htm

Lembrando que QUALQUER SUBSTÂNCIA em excesso pode te causar problemas sérios, inclusive a ÁGUA, como já foi dito aqui:

http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2007/01/15/ult1806u5300.jhtm

"Jennifer Strange, de 28 anos de idade e mãe de três filhos, morreu na sexta-feira depois de beber mais de dois litros de água no concurso 'Hold your Wee for a Wii' (jogo de palavras que em português poderia ser traduzido como segure seu xixi por um Wii), organizado pela rádio KDND 107.9 de Sacramento, Califórnia."

Não quero justificar uma coisa com a outra, mas argumentar contra a cannabis alegando que ela é ou pode ser uma grande causadora de demência na população usando esse tipo de estudo como referência não faz muito sentido.

Também quero deixar claro que eu não tomo minhas atitudes usando todos esses estudos como parâmetro. Lembrando que são estimativas e que tudo é relativo, mas não deixa de ser interessante.