segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Fim do capítulo 2!

Depois de 20 semanas, finalmente o capítulo 2 chegou ao seu fim!
Você pode conferir na íntegra nesses links:

http://www.scribd.com/doc/45614106/Capitulo-1-e-2-revisados (p/ visualizar)
http://www.megaupload.com/?d=28SP1HTK (p/ baixar)



Capítulo 3

Fevereiro de 1938, Popular Mechanics:

“A SAFRA BILIONÁRIA”

Fevereiro de 1928, Mechanical Engineering:

“A MAIS RENTÁVEL E DESEJADA SAFRA QUE SE PODE PLANTAR”



A modernidade estava quase atingindo a produção de cânhamo, o fazendo fonte número nos EUA. Dois dos mais respeitados jornais da região, Popular Mechanics e Mechanical Engineering, previram um ótimo futuro para o cânhamo americano. Milhares de produtos criando milhões de novos empregos que poderiam acabar com a grande depressão. Ao invés disso, o cânhamo estava sendo perseguido, banido e esquecido pela licitação de W.R. Hearst, que rotulou o cânhamo como “a erva mexicana matadora, a maconha”.

Antes de 1901 e depois de 1937, o departamento da agricultura dos EUA repetidamente previu que, uma vez que uma máquina capaz de colher, descascar e separar a fibra da polpa fosse inventada, o cânhamo poderia voltar a ser a cultura agrícola número 1 da América. A apresentação do decorticador de G.W. Schlichten em 1917 quase realizou essa profecia.




Essa “profecia” foi reafirmada pela mídia popular quando o Popular Mechanics publicou em fevereiro de 1938 um artigo chamado “A safra bilionária”. Por causa do planejamento e dos prazos, a Popular Mechanics preparou esse artigo ainda na primavera de 1937 quando o cânhamo, usado para produção de fibras, papel, dinamite e óleo, ainda era legal e era, na verdade, uma indústria incrível se expandindo rapidamente.

Relatórios da USDA (departamento de agricultura dos EUA) durante a década de 30 e depoimentos do congresso, mostraram que a plantação de cânhamo tem dobrado nos EUA quase a cada ano, de 1930 – quando 1.000 acres foram plantados – até 1937 – quando 14.000 foram cultivados – com planos de duplicá-los anualmente num futuro próximo.

Como você verá nesses artigos, a nova indústria mecanizada da cannabis estava apenas começando, mas exatamente no caminho de transformar a planta na maior safra agrícola dos EUA. E, em face aos seus desenvolvimentos subsequentes (energia da biomassa, tecnologia, materiais de construção etc) sabemos agora que o cânhamo é a fonte ecológica mais importa do mundo, e, portanto, a maior atividade do planeta.

No artigo da Popular Mechanics que foi utilizado pela primeira vez na história o termo “bilhão de dólares”* para uma safra agrícola!
*O equivalente a $40-$80 bilhões atualmente.

Especialistas hoje estimam que, uma vez que restaurado inteiramente, as indústrias de cânhamo gerariam entre $500 bilhões e $1 trilhão de dólares por ano e salvaria nosso planeta e a civilização, os combustíveis fósseis e seus derivados e é claro, acabaria com o desmatamento!

Se Harry Aslinger, Dupont, Hearst e os seus políticos comprados (não se sabe, mas é como os dias de hoje) não tivessem proibido a maconha – e reprimido o conhecimento sobre o cânhamo de nossas escolas, pesquisadores e até de cientistas; as previsões desses artigos já teriam se tornado verdade – e mais benefícios do que qualquer um possa imaginar – assim como as novas tecnologias e seus usos continuariam a se desenvolver.

Como um grande amigo de Jack Herer dizia: “Esses artigos foram as últimas palavras honestas a respeito do cânhamo por mais de 40 anos...”

Clique AQUI para ler os dois artigos ou AQUI para baixar!