domingo, 18 de julho de 2010

A maconha e as outras drogas I


Eu acho muito interessante essa comparação devido ao tratamento escrachado que o álcool e o cigarro recebem pela sociedade. Ser universitário e negar uma cerveja hoje em dia é quase encarado como uma doença. Não fumar cigarro alegando saúde é quase caretice, existe até o rótulo de “geração saúde”. Mas se você fuma maconha... Enfim, vou começar com esse estudo que eu achei muito interessante.

http://www.alternet.org/drugs/147392/pot_versus_alcohol%3A_experts_say_booze_is_the_bigger_danger/

O título e o subtítulo já são a introdução perfeita:

Pot Versus Alcohol: Experts Say Booze Is the Bigger Danger

For more than three decades, America's marijuana policies have been based upon rhetoric. Perhaps it's time to begin listening to what the experts have to say.

Maconha versus álcool: Experts dizem que a bebida traz perigos maiores

Por mais de três decadas, a política americana da maconha se baseou em re
tóricas. Talvez seja hora de começar a ouvir o que os experts têm a dizer.

A notícia começa contando um pouco da história dos EUA, falando sobre o governo de Nixon (responsável por declarar guerra as drogas) e explica que Art Linkletter (um apresentador de TV) mudou de idéia sobre a maconha depois de conversar e ouvir a opinião de Nixon. Art critica a política de drogas adotada, pois resultou na prisão de 800 mil americanos.

Em 1990, a World Health Organization juntou uma gama de experts com o fim de fazer uma pesquisa com os efeitos da maconha na saúde e na sociedade em comparação às outras drogas. A conclusão dos cientistas foi:

"Overall, most of these risks (associated with marijuana) are small to moderate in size. In aggregate they are unlikely to produce public health problems comparable in scale to those currently produced by alcohol and tobacco On existing patterns of use, cannabis poses a much less serious public health problem than is currently posed by alcohol and tobacco in Western societies."


No geral, a maioria dos riscos (associados à maconha) são muito pequenos para mensurar. Ainda mais, é improvável que ocorram problemas na saúde pública, se comparados aos problemas atuais causados pelo álcool e o tabaco. Nos padrões atuais de uso, a cannabis mostra muito menos perigo na saúde pública do que o álcool e o tabaco mostram hoje nas sociedades ocidentais.

Inclusive teve um estudo similar na França em 1998, em que resultados semelhantes foram encontrados. Os cientistas franceses dividiram as drogas em três categorias e no final das contas, enquanto o álcool, a cocaína e a heroína ficaram no most dangerous category (categoria mais perigosa), a maconha posed the least danger to public health (se mostrou como uma das que seriam menos perigosas para a saúde pública).

Em 2002, um comitê especial do senado canadense fez uma revisão exaustiva da maconha e o resultado mostrou que “esmagadoramente” que a cannabis é substancialmente menos perigosa que o álcool e deveria ser tratado na área da saúde pública e como um problema social, não como um crime.

Em 2007, na Austrália, numa pesquisa sobre o efeito das drogas na sociedade, chegou-se a conclusão de que o álcool era responsável por 3,2% de todas as doenças e danos e que o álcool era um grande contribuinte no número de mortes. Enquanto isso, a maconha era responsável por nenhuma morte e 0,2% das doenças e danos.

Na Califórnia, em 1989, a conclusão foi que a cannabis era responsável por menos estragos a sociedade do que o álcool e os cigarros.

Em seguida, o estudo termina com a frase do subtítulo:

Por mais de três décadas, a política americana da maconha se baseou em retóricas. Talvez seja hora de começar a ouvir o que os experts têm a dizer.

Eu ia por vários estudos e fazer vários comentários, mas o assunto é muito abrangente, o conteúdo é enorme. Vou postar com mais calma cada estudo e sempre fazendo as explicações, traduções e comentários.

Lembrando que qualquer crítica ou dúvida é sempre bem-vinda nos comentários!


PS: Infelizmente não tenho os links das pesquisas citadas no estudo, mas acho que o lugar de onde o estudo veio tem bastante credibilidade. É a alternet, um projeto inicialmente jornalístico, que é independente sem fins lucrativos que escreve sobre os mais variados assuntos com o seguinte lema:

"inspire citizen action and advocacy on the environment, human rights and civil liberties, social justice, media, and health care issues."

Inspirar a cidadania e a defesa e apoio ao meio ambiente, direitos humanos e liberdades civis, justiça social, os meios de comunicação e as questões de assistência médica.