Recentemente eu encontrei um parágrafozinho tirado daqui que faz muito sentido:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/arquivo/node/376614 - Esse estudo "prova" por uma pesquisa que realmente a maconha é porta de entrada para outras drogas. Mas pra mim esse parágrafo que eu postei e o que eu já disse aqui desbanca tudo.
O pesso

O problema é que esse sofisma maldito acaba atingindo a maioria cega da população. O interessante é que esse estudo que "prova" que a maconha é porta de entrada, tem um conteúdo um pouco paradoxal: "A coordenadora também disse que o álcool e o tabaco levam ao consumo de drogas ilícitas."
O que é porta de entrada afinal de contas? A maconha, o álcool ou o tabaco?
Só porque existe uma ordem lógica na hora de "experimentar" as drogas, não é motivo pra culpar uma droga por estar atrás de outras. A maconha é a droga mais popular do mundo e a mais acessível nas ruas e no tráfico, por isso que as pessoas a experimentam antes. E antes dela, a cervejinha, porque é ainda mais fácil e mais aceitada pela sociedade, muita gente começa a beber com a família ou com algum amigo que já tem 18 anos e consegue facilmente comprar.
Acabei escrevendo um pouco mais do que eu esperava, mas o objetivo desse post era mostrar essa experiência que psiquiatras da UNIFESP fizeram:
http://quiprona.wordpress.com/2010/05/23/tratamento-contra-o-crack/
Veja se não é INCRÍVEL:
"Durante três anos, um grupo de 50 viciados em crack se submeteu a uma experiência comandada por psiquiatras da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo): a combinação de terapia com maconha. O resultado do teste ganhou repercussão mundial, especialmente nos EUA, onde foi publicado em revistas científicas. Daquele grupo, 68% trocaram o crack pela maconha. Tempos depois, todos (vamos repetir, todos) os que fizeram a troca não usavam nenhuma droga."
Vale muito a pena ler a matéria toda, no final ainda citam um caso de um paciente que estava sofrendo com a quimioterapia e resolveu plantar maconha pra se cuidar. E o final da história desse indivíduo não poderia ser mais brasileiro:
"...além de enfrentar o câncer, tem de responder a inquérito, acusado de ser traficante de drogas."
E aí, a maconha é porta de entrada ou saída das drogas pesadas?
Obs: Enquanto isso, na Argentina, onde o plantio para consumo próprio e o porte de pequenas quantidades de maconha não é mais crime, o casamento gay é oficializado. Nossos "hermanos" estão muito a nossa frente quando se trata de assuntos polêmicos.
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,senado-da-argentina-aprova-casamento-gay,581529,0.htm