quinta-feira, 15 de julho de 2010

Maconha: Porta de entrada ou saída?

A maconha ser porta de entrada para outras drogas é um assunto bem polêmico, por mais que seja duvidoso e pouco embasado, segundo minha visão. É um dos argumentos mais utilizados nos debates e quando qualquer político se posiciona contra a legalização.

Recentemente eu encontrei um parágrafozinho tirado
daqui que faz muito sentido:


"Não necessariamente. O que ocorre na verdade (e que leva a essa noção equivocada de que a maconha seria a porta de entrada para outras drogas) é uma hierarquia na experimentação e no uso por parte das pessoas. Raramente alguém começa a usar direto cocaína sem ter pelo menos experimentado alguma bebida alcoólica ou cigarro (que são drogas legais mas que, podem também causar sérios problemas). Se uma pessoa tiver vontade de provar mais alguma coisa, é provável que ela experimente, dentro das drogas ilegais, primeiro a maconha, por ser mais barata e disponível. Mas não há nada de intrínseco (que pertença á ela) nessa substância que obrigue a pessoa a depois usar algo mais pesado e assim sucessivamente."

http://agenciabrasil.ebc.com.br/arquivo/node/376614 - Esse estudo "prova" por uma pesquisa que realmente a maconha é porta de entrada para outras drogas. Mas pra mim esse parágrafo que eu postei e o que eu já disse aqui desbanca tudo.

O pesso
al anti-maconha junta o fato da erva ser uma droga leve com os consumidores assíduos sem noção. O café é uma droga leve e vocês já viram que no infográfico que eu postei que mesmo assim ele pode ser fatal para algumas pessoas. E também é muito fácil falar que todos os usuário atuais de crack começaram com maconha, LOGO a culpa é da maconha.

O problema é que esse sofisma maldito acaba atingindo a maioria cega da população.
O interessante é que esse estudo que "prova" que a maconha é porta de entrada, tem um conteúdo um pouco paradoxal: "A coordenadora também disse que o álcool e o tabaco levam ao consumo de drogas ilícitas."

O que é porta de entrada afinal de contas? A maconha, o álcool ou o tabaco?

Só porque existe uma ordem lógica na hora de "experimentar" as drogas, não é motivo pra culpar uma droga por estar atrás de outras. A maconha é a droga mais popular do mundo e a mais acessível nas ruas e no tráfico, por isso que as pessoas a experimentam antes. E antes dela, a cervejinha, porque é ainda mais fácil e mais aceitada pela sociedade, muita gente começa a beber com a família ou com algum amigo que já tem 18 anos e consegue facilmente comprar.

Acabei escrevendo um pouco mais do que eu esperava, mas o objetivo desse post era mostrar essa experiência que psiquiatras da UNIFESP fizeram:

http://quiprona.wordpress.com/2010/05/23/tratamento-contra-o-crack/

Veja se não é INCRÍVEL:

"Durante três anos, um grupo de 50 viciados em crack se submeteu a uma experiência comandada por psiquiatras da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo): a combinação de terapia com maconha. O resultado do teste ganhou repercussão mundial, especialmente nos EUA, onde foi publicado em revistas científicas. Daquele grupo, 68% trocaram o crack pela maconha. Tempos depois, todos (vamos repetir, todos) os que fizeram a troca não usavam nenhuma droga."

Vale muito a pena ler a matéria toda, no final ainda citam um caso de um paciente que estava sofrendo com a quimioterapia e resolveu plantar maconha pra se cuidar. E o final da história desse indivíduo não poderia ser mais brasileiro:

"
...além de enfrentar o câncer, tem de responder a inquérito, acusado de ser traficante de drogas."

E aí, a maconha é porta de entrada ou saída das drogas pesadas?

Obs: Enquanto isso, na Argentina, onde o plantio para consumo próprio e o porte de pequenas quantidades de maconha não é mais crime, o casamento gay é oficializado. Nossos "hermanos" estão muito a nossa frente quando se trata de assuntos polêmicos.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,senado-da-argentina-aprova-casamento-gay,581529,0.htm